segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vacina e prevenção são os meios mais eficazes contra hepatite B

Governo de São Paulo lança campanha para imunizar 2,3 milhões de jovens
Publicado em: 03/02/2009
Última atualização: 03/02/2009

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ao menos 40% dos jovens entre 11 e 19 anos não estão imunizados contra a hepatite B, uma que provoca inflamação no fígado, podendo chegar a virar um câncer, em casos crônicos. No Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a vacina contra Hepatite é recomendada em três doses, aplicadas via intramuscular, no braço: a primeira logo após o nascimento, a segunda 30 dias após a primeira e a terceira seis meses após a primeira.

Mas quem não tomou as doses na infância pode fazê-las em qualquer idade. Além da vacina, existe a imunização combinada contra hepatite A e B, aplicada no mesmo esquema de três doses da vacina contra o vírus B isolada, oferecendo proteção contra os dois tipos mais comuns de hepatite viral. Atualmente, elas são o único meio eficaz para combater a doença, além da prevenção.

Dr. Alberto Chebabo, infectologista da Diagnósticos da América S. A. / DASA, explica que a o diagnóstico da hepatite B é complicado, devido à dificuldade em determinar a gravidade da infecção. “A combinação de detecção de dois antígenos virais (HBsAg e HBeAg) e de quatro anticorpos diferentes contra componentes virais (Anti HBs, Anti HBc, Anti HBc IgM e anti HBe), fazem a diferenciação diagnóstica entre doença crônica e aguda, além de fornecer informação prognostica em relação à cura e gravidade da infecção. A detecção da proteína de superfície do vírus B (HBsAg) mostra sempre a presença de viremia, mas isoladamente não consegue diferenciar a doença aguda da doença crônica”, diz o especialista.

A hepatite B é transmitida em relações sexuais, em contato com sangue contaminado e também durante a gestação e parto. No Brasil, estima-se que haja dois milhões de infectados com a doença.

Fonte: http://www.idmed.com.br/noticias.php?noticia=59

Nenhum comentário:

Postar um comentário