segunda-feira, 16 de março de 2009

Vacina contra a varíola fornece mais proteção do que se imaginava.

Pesquisadores da Oregon Health & Science University anunciaram os resultados do estudo que mostra que a proteção da vacina para varíola dura mais do que se pensava. Até agora, era aceito que a proteção dessa vacina durava aproximadamente de 3 a 5 anos. Todavia, dados de estudo recente mostram que a proteção parcial e significativa pode durar muitas décadas depois da inoculação.

"Mais de 90% dos americanos com mais de 35 anos já foram vacinados contra a varíola. Isso se traduz em que quase 150 milhões de pessoas que podem ter algum nível de imunidade detectável contra essa doença," disse Mark Slifka, Ph.D., pesquisador do OHSU Vaccine and Gene Therapy Institute.

Para dar prosseguimento à pesquisa, Slifka e colegas estudaram amostras sangüíneas tiradas de 306 pessoas que tinham sido vacinadas contra a varíola. Essas imunizações ocorreram entre um mês antes do teste e 75 anos atrás. Cientistas se concentraram em 2 tipos de imunidade nesses pacientes. A primeira forma de imunidade está ligada aos níveis de anticorpos produzidos no corpo em resposta à vacina. Esses anticorpos protegem os pacientes por formar a primeira linha de defesa contra a varíola se uma exposição ocorrer. A segunda forma de imunidade é as células T programadas pela vacina para atacar o vírus da varíola.

"O que descobrimos foi que enquanto a imunidade da célula T diminui aos poucos no decorrer do tempo, a imunidade do anticorpo pode durar por toda a vida da pessoa," disse Slifka, "Notavelmente, fomos capazes de identificar alguns tipos de imunidade específica do vírus nos voluntários que foram vacinados até 75 anos atrás, indicando que os sistemas imunes dessas pessoas se lembram do vírus por ¾ de século depois da vacinação contra a varíola. Esse resultados podem ter um impacto profundo nos modelos e teorias atuais sobre como a varíola se espalharia rapidamente nas populações contemporâneas em função da imunidade depois da vacinação durar muito mais do que se esperava."

Outra descoberta importante do estudo foi que as pessoas que receberam a vacina várias vezes no passado tinham essencialmente o mesmo nível de imunidade daquelas pessoas vacinadas uma ou duas vezes.

O ingrediente ativo da vacina contra a varíola é o vírus chamado vacínia, que está intimamente relacionado à varíola. Todavia, diferentemente da varíola, a vacínia não causa sérios problemas de saúde na maioria dos pacientes.

O vírus promove proteção contra a varíola ao fazer com que o corpo produza anticorpos protetivos e glóbulos brancos que possam procurar e destruir as células infectadas pela doença.

Fonte: http://74.125.47.132/search?q=cache:GaDA_MlKNGQJ:www.emedix.com.br/not/not2003/03mai23imu-asm-svp-variola.php+variola+vacina&cd=16&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário